segunda-feira, 1 de julho de 2013

Férias... Sugestões de Leitura

Agora, que as férias chegaram, há mais tempo para aproveitar o calor, a praia, as bebidas refrescantes, o convívio com os amigos e boas leituras...
Aqui ficam algumas sugestões:

Sinopse
Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!
(Recomendado pelo PNL - 7.º, 8.º e 9.ºanos) 


Sinopse
Em Voa Comigo!, Maria Teresa Maia Gonzalez transporta o leitor até ao universo de Edu, um rapaz de onze anos cujo maior desejo é tornar-se piloto-aviador. A família apoia-o incondicionalmente no seu sonho, incluindo a mãe que está internada num hospital psiquiátrico. Certo dia, Edu é confrontado com uma notícia algo perturbadora: o pai vai voltar a casar. Apesar de querer a sua felicidade, sempre desejou que a mãe voltasse para casa e a família se unisse novamente. Se não fosse o reencontro com um amigo muito especial Edu não descobriria o poder dos sentimentos, capazes de transformar o mundo.
(Recomendado pelo PNL - 7.º, 8.º e 9.º anos) 


Sinopse 
África Acima recolhe crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de vários meses.
Como é seu hábito, Gonçalo Cadilhe recusou o transporte aéreo. Em autocarros e comboios, em balsas e bicicletas de ocasião, à boleia em camiões ou a pé com a mochila às costas, o viajante atravessou África desde o cabo da Boa Esperança, no extremo Sul, até ao Estreito de Gibraltar, no extremo Norte.
Oito meses, quinze países, 27 000 quilómetros e 50 000 palavras resultaram num livro sincero e deslumbrado, em que as amizades, o humor, a tolerância e a humildade conseguem vencer a miséria, a corrupção, as estradas desfeitas e o calor brutal de uma viagem épica por um continente impressionante. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe redescobre a magia e os mistérios de uma África que continua a fascinar os grandes viajantes.
(Recomendado pelo PNL - 7.º, 8.º e 9.º anos)




Sinopse
A família Yelnats tem uma longa tradição de... azar, por isso, não é assim tão surpreendente que Stanley, devido a um desafortunado erro judicial, acabe por ir passar uma «temporada» a uma casa de correcção para menores, chamada Camp Green Lake. Não havia lago - estava seco há mais de cem anos - e as instalações tinham pouco de campo verdejante. Como castigo, os rapazes tinham que cavar um enorme buraco por dia na dura e ressequida terra junto ao leito do inexistente lago. O guarda da casa de correcção defendia que aquele inútil trabalho ajudava a construir o carácter dos rapazes durante a «estadia» em Camp Green Lake, mas Stanley desconfiou de algo mais... Esta enigmática narrativa, onde podemos encontrar momentos de grande diversão e profunda seriedade, e que tão depressa se torna sombria como reluzente, revela claramente que a mão do destino - ou O Polegar de Deus - esteve em intenso trabalho no desenrolar da vida dos seus personagens desde há várias gerações. Um conto sublime sobre crime, castigo e redenção.
(Recomendado pelo PNL - 6.º ano)

Sinopse
Em Kilmore Cove, na Cornualha, existe uma antiga mansão que esconde inquietantes mistérios. Jason e Julia, dois irmãos gémeos de onze anos, são os seus novos habitantes. Juntamente com Rick, um novo amigo, descobrem que o ex-proprietário, Ulysses Moore, deixou pistas e códigos que os conduzirão, através de túneis e passagens secretas, à maior aventura das suas vidas. Mas conseguirão eles desvendar a verdade acerca dos estranhos acontecimentos que envolvem a Vivenda Argo e a vida de Ulysses Moore ou serão travados por algo mais sinistro?
(Recomendado pelo PNL - 5º ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!